Areias ao Vento
Sobretudo sobre o nada da existência arte,filosofia,e ciência; sobre tudo e sobre nada:do oculto e da sapiência


A blogger's disclaimer [renúncia]






Relações pessoais e privacidade

Nunca assume que saiba tudo do que há para saber sobre um escritor, simplesmente porque lê o seu weblog [diário online] numa base regular. Qualquer opinião que faça, será baseada na informação que tenha sido exposta sobre eles, que provávelmente é indefinida, incompleta ou efeitada. Qualquer opinião que forme acerca deles como pessoas, ou das suas vidas como um todo, é melhor guardar para si próprio. Lembre-se, você é o leitor. Uma excepção óbvia disto, seria se alguém perguntasse por conselhos ou opiniões.

Nunca contacte o escritor para mais detalhes ou informação pessoal da que já exposta no site. Um acaso seria se a informação que procura não é perceptível, que o escritor tenha achado muito pessoal ou inapropriado para partilhar. Se é chegado a essa pessoa, ele eventualmente dir-lhe-á em particular, tantas perguntas importunas não serão necessárias, evite-as. Se tem uma relação real com o escritor, lembre-se que a comunicação é muito importante. Ver weblogs como jornais online, não é menos sagrado que um diário escondido entre os colchões. Primeiro que tudo, faça com que o escritor saiba que lê o seu weblog, especialmente se ele não lho disse pessoalmente..

Se ele não quer que o leia, ou de repente pára de escrever lá, pergunte-lhe porquê e se necessário, pare de ir ao site. É importante que, como amigo, parente, colega ou o que quer que seja com o escritor, que a sua presença no seu weblog não impeça a sua habilidade de se expressar. Lembre-se isto é a sua passagem. Ele pode não querer que leia certas coisas que talvez falem sobre si ou sobre outros que você se importe, para poupar os seus sentimentos, evitar dramas ou manter a privacidade dele. Você deveria respeitar isto e imediatamente parar de ir ao site e nunca mudar qualquer informação que tenha juntado para outros no site que possam usar contra ele.

Se alguém escrever sobre si e você não gostar, aborde-o sobre isso. Tente permanecer calmo e delicado. Explique que também está autorizado à sua privacidade. Há muitos compromissos que podem ser alcançados por usar nicknames indefinidos para proteger o seu anonimato, ou não mencionar-se de todo. Se está chateado por ele escrever coisas negativas sobre si, seja razoável, tente ver se há maneira para resolver essas questões e remende a sua relação com o escritor. Se isso não parecer-lhe possível, pare de ir ao seu site. Ele eventualmente poderá aborrecer-se e passar à frente.

Ex-amigos, namorados e membros da família que tenham sido cortados da vida do escritor deverá abster-se de ler o seu jornal online. Se a relação acabou, não há razão para continuar a obter updates diários sobre a vida da pessoa. Se simplesmente, não consegue conter-se, faça-o discretamente, e nunca repita o que leu ou use isso para magoar o escritor.



Feedback e iniciando contacto

Se o escritor tiver um guestbook, assine-o. Saudações são sempre aceitadas e apreciadas. Críticas e repreensão são satisfatórias se tiver algum problema, mas tente permanecer construtivo e não seja parvo. Ninguém força-o a dar opiniões, por isso, se não tem nada positivo a dizer, é melhor permanecer silencioso.

Quando contactada a pessoa pela primeira vez, tenha uma pista. Se ela tem uma biografia detalhada e informação pessoal que descreva a sua vida desde o dia que nasceu, possibilidade, por exemplo, que eles não apreciem que façam perder o seu tempo com perguntas de onde vivem ou que idade têm. Os escritores metem muitos pensamentos e dispendem de muito tempo nos seus sites, por isso, leve tempo a ler a informação que eles lhe dão antes de perguntar por mais.

Nunca presuma que o escritor lhe deve alguma resposta. Ele pode receber de poucas para centenas de mensagens por dia. Algumas responderá imediatamente com satisfação, outras poderá nunca responder. Tente não levar tão a peito, porque ele tem mais que fazer que outro qualquer. Se você se tornar aborrecido e difícel sobre a sensação de rejeitado, você pode provávelmente arruinar qualquer oportunidade que teve de favorecer a pessoa.

Não se iluda que seja tão importante para o escritor, como ele é para si. Lembre-se, você está a par da vida dele, partilhando os seus pensamentos, e contudo, ele pode tornar-se um tanto especial para si, você permanece um mistério para eles. Se eles são frios para o seu avanço, tenha em mente que você é um estranho para eles neste ponto, e eles podem querer ou não que continue desta maneira. É da escolha deles.

Não seja um tarado maníaco.

Você não deve contactar pessoas com serviços mensageiros a não ser que eles os listem no site. Se obteve de outra pessoa qualquer, esqueça que alguma vez o teve, provávelmente guardam-no privadamente.

Um escritor tem o direito de parar de escrever a qualquer momento por qualquer razão que lhes caiba, e sobre nenhuma circunstância a devem justificar ou explicar a si ou a qualquer leitor. É o seu weblog, eles podem fazer o que bem entenderem.



Linguagem ofensiva e materiais

A internet é um sitio que encoraja expressão criativa e livre, e como em qualquer ambiente onde as pessoas têm esta liberdade, conflitos podem surgir. Se um autor usa linguagem ou materiais que o ofenda, abandone o site. Contactando a pessoa, exigindo que retire o conteúdo ou mude-o é completamente absurdo porque você está visualizando o conteúdo dele de livre vontade por visitar o seu site. Simplesmente, pare de ir lá e você não tem de ver o que quer que seja que não goste no site. Uma excepção óbvia a isto seria se alguém tiver material ilegal, nesse caso, seria apropriado queixar-se ou contactar as autoridades.




Copyright e cortesia

Nunca pergunte a ninguém para fazer-lhe um layout, para lhe ajudar com o seu site ou mostrar-lhe como fez um certo script ou efeito gráfico que tenha página dele, a não ser que ele tenha oferecido a sua ajuda. Há uma grande abudância de tutorials disponíveis para ajudá-lo, é só usar o motor de busca para encontrar o que precisa.

Nunca use nada do site de uma pessoa, sejam esses, textos, imagens ou códigos html, a não ser que eles digam o contrário. As pessoas estão muito ligadas ao seu trabalho e não costumam responder bem quando os outros ajudam-se a si próprios com isso. Copyright é protegido por lei e tem efeito no minuto que qualquer coisa seja criada, quer o autor tenha ou não o ©. Há ferramentas online onde você possa aprender sobre o copyright como What is Copyright? e Redistribution In Graphics Has To Stop.

Sobre nenhumas circunstâncias nunca link directamente nada, isto incluem butões de link e outros gráficos que o escritor possa oferecer. Link directo é quando você mete qualquer coisa como para aparecer o botão a linkar para o yahoo, em vez de na realidade salvá-lo e uploadá-lo para o seu próprio servidor. É essencialmente roubo de largura de banda, porque usa transferência de dados e o dono do servidor tem que pagar por isso. Salve sempre a imagem e upload-a para o seu próprio servidor a não ser que o autor diga-lhe que pode fazer o contrário.


Retirado de A bloggers disclaimer e traduzido para português.http://www.readme.web.pt/
0 comentários:

Followers