Areias ao Vento
Sobretudo sobre o nada da existência arte,filosofia,e ciência; sobre tudo e sobre nada:do oculto e da sapiência
Marcadores:
Interlúdio Coração de pedra
"... se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra" I Sm 25.37


Você já ficou em algum momento de sua vida com o coração duro, insensível, petrificado? Em I Samuel 17 encontra-se a história de um homem rico e bem casado, mas que, infelizmente, tinha um coração duro como pedra. Um homem que teve uma triste história e um triste fim. Nabal era um próspero fazendeiro casado com a sensata Abigail. Durante um longo período seus pastores e rebanhos experimentaram proteção e suprimento da parte de Davi e seus homens. Circunstancialmente Davi em fuga, enviou à Nabal uma comitiva solicitando que este fornecesse "qualquer coisa" para saciar a fome e a sede de seus homens. Mas para surpresa de Davi, Nabal respondeu asperamente ao seu pedido, dizendo que não daria nada a ninguém...

Quais são as características de uma pessoa que tem um coração petrificado? Lendo o capítulo o autor descobriu alguns sintomas que acompanham aquelas pessoas que possuem um coração duro:

1ª INGRATIDÃO. A primeira característica de uma pessoa de coração duro é a ingratidão. Normalmente não conseguem lembrar, com gratidão, daqueles que lhe fizeram o bem. Os homens de Davi protegeram o rebanho de Nabal mas ele não conseguia ser grato. Pessoas de coração duro agem desta forma...

2ª DESCONFIANÇA. A segunda característica de uma pessoa de coração duro é a desconfiança. Normalmente as pessoas petrificadas são pessoas desconfiadas. Desconfiam de Deus e de todos. "... quem é Davi e quem é o filho de Jessé?..." Nabal duvidou de Davi e dos seus homens. Ele questionou a veracidade daquela solicitação. Duvidou do relatório dos seus próprios pastores(...)A desconfiança causa insegurança e rouba a alegria dos relacionamentos.

3ª INSENSIBILIDADE. A terceira característica de uma pessoa de coração duro é a insensibilidade. Os homens de Davi estavam cansados, sedentos, famintos e cheios de expectativas, mas Nabal, com o coração duro como pedra, não conseguiu enxergar as necessidades daqueles que o serviu tão fielmente. (...) Cristo ensinou que a solidariedade deve ser uma das marcas do verdadeiro cristão(...)

4ª EGOÍSMO. Em quarto lugar as pessoas de coração duro são pessoas egoístas. Pessoas que só pensam em si mesmas, nos seus prazeres, na sua alegria(...)

5ª MORTE. Finalmente, as pessoas de coração duro são pessoas emocional, físico e espiritualmente doentes. Nabal estava doente e não sabia e quando Deus o alertou por meio de Abigail ignorou. Doenças não tratadas geram morte e foi isto o que aconteceu com Nabal e está acontecendo com muita gente neste exato momento(...)


Roberto T. Santos, pr


0 comentários:

Followers