Areias ao Vento
Sobretudo sobre o nada da existência arte,filosofia,e ciência; sobre tudo e sobre nada:do oculto e da sapiência

Sobre o totem do urso

Sobre o totem do urso


O meu favorito silício e silêncio é genial em seus textos ao mesmo tempo breves, herméticos, hermenêuticos e semiológicos. É por isso que ele é um dos favoritos, porém, ele cometeu um erro num dos seus últimos posts, que está no trecho abaixo:

"Porra, imagina o lucro! Se já tem gente querendo fazer turismo na lua! O Pólo Sul pelo menos fica aqui pertinho, e tem oxigênio. Você acha que a Disneylândia ia dar um mole desses? Só se a Antártida não existisse, né?
Então tudo que a gente vê no Discovery Channel, aquela neve toda, os pingüins, estações de pesquisa, ursos polares ? é tudo falso?"

Pois pingüins habitam sim o círculo polar antártico, a Antártida, ao sul, no pólo sul: a região austral, onde ocorre a aurora austral. Porém, os ursos polares ou ursos brancos habitam as regiões árticas, isto é, ao norte, no Pólo Norte: a região boreal, onde ocorre a aurora boreal.

Urso = Bär = Berlim  = Berlinck

Urso europeu

Urso


O círculo polar ártico limita as áreas de ocorrência do urso-branco ou polar (Thalarctos maritimus), de porte análogo ao das espécies do gênero Ursus e pêlo fino e sedoso. Nadador exímio e solitário, é comum em massas flutuantes de gelo. Supõe-se mesmo que muitos indivíduos nunca tenham chegado à terra firme. Alimenta-se de focas, peixes e aves marinhas e tem pêlos também nas plantas das patas, ao contrário dos demais, o que facilita sua locomoção no gelo.As espécies do frio, embora não hibernem completamente, passam dormindo a maior parte do inverno.

fonte: ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.(digital)

Pingüim sm. Ave marinha que nidifica no pólo sul.


fonte: minidicionário aurélio da língua portuguesa, nova edição.

Evidentemente o objetivo do humilde Gregory Grimaud que lhes escreve não é criticar ou apontar os erros de ninguém, mas sou rigoroso comigo e com todos aqueles que julgo próximos de uma maneira ou de outra, formamos uma família e aprendemos juntos: eu leio diariamente todos os meus blogs favoritos recomendados e avalio o seu conteúdo, atualização, etc. Assim o erro apontado não é um desafio de que se busque erro no meu blog, mas um humilde pedido que façam-no e me ajudem a melhorar; apontar erro no que os outros escrevem é um sinal de respeito e atenção. Eu mesmo não tive ainda o prazer de ser corrigido: diariamente reviso os meus posts corrigindo os erros dos dias anteriores, como os leitores mais atentos podem, ou não ter percebido.

À propósito, justifico o meu interesse por ursos no sobrenome do ser com quem Gregory Grimaud vive em simbiose mutualística: P.B. Berlin relaciona-se com urso, porque Berlim vem do alemão Bär, urso. Efetivamente eu sou bruto como um urso, peludo como tal, vivo numa caverna, hiberno, cômo de tudo, sou forte, perigoso e pesado como o totem familiar sugere.


Followers