Areias ao Vento
Sobretudo sobre o nada da existência arte,filosofia,e ciência; sobre tudo e sobre nada:do oculto e da sapiência

A lógica da paixão

A lógica da paixão


Por que ela? Por que ele? O encontro amoroso não acontece por acaso. Entenda as razões que o próprio coração, às vezes, desconhece

Maria Fernanda Vomero, da Superinteressante Especial

Como Rick e Ilsa, os eternos amantes do filme Casablanca interpretados por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, a paixão não escolhe horário e muito menos dia para chegar. Como ocorre você já sabe. Um olhar, um sorriso, umas palavras banais. E pronto! O planeta pára de rodar, o cotidiano cinzento se torna um conto de fadas colorido. Mas o mistério permanece: por que, entre 6 bilhões de terráqueos, você foi se encantar justo por aquela pessoa?

Para muitos apaixonados, o encontro amoroso é o fruto de uma coincidência espantosa. Alguns vêem nele a mão do destino, o poder dos astros. Nada disso, acreditam os cientistas que há décadas tentam desvendar as tais razões do coração. Os resultados dessas pesquisas já permitem afirmar que a paixão tem lógica uma lógica própria, que nem os próprios enamorados conhecem e que nem sempre combina com o bom senso convencional.

Agora, novos estudos lançam mais luz sobre esse terreno vital para a felicidade de cada um. Os pesquisadores descobriram que a beleza faz diferença, sim, mas não é tão fundamental quanto sugeriu o poeta Vinicius de Moraes (1913-1980). Essa é a conclusão que se pode tirar da pesquisa feita pela psicóloga americana Pamela Regan com 72 estudantes da Universidade da Califórnia.

Os jovens apontaram as características desejáveis num parceiro para uma noite de sexo e, em seguida, os traços que preferiam para um relacionamento durável. No primeiro caso, a atração física foi destacada como atributo principal. Já na escolha de um companheiro de longo prazo, os estudantes valorizaram a simpatia e a gentileza mais do que a beleza física.

P.S.:PROVAVELMENTE ESSES CIENTISTAS ESTUDARAM DEMAIS E SE APAIXONARAM MUITO POUCO,PARA REDUZIR A PAIXÃO A ISSO.

Followers